A organização das operações de armazenagem é um fator crucial para a agilidade dos processos de toda a empresa. O Sistema de Gestão de Estoques AKR WMS possibilita melhorias nos fluxos de materiais e informações nos depósitos, proporcionando redução de custos, maior nível de organização e aumento de satisfação dos clientes. Com ele, sua empresa poderá controlar o recebimento, inspeção, endereçamento, armazenamento, separação, embalagem, expedição, carregamento, emissão de documentos e controle de inventário de cada item.
Armazenamento de todas as informações relevantes, incluindo o posicionamento de cada item, organizando o estoque e tendo controle completo sobre todos os objetos armazenados.
Integração nativa via banco de dados ou webservices com os principais ERPs do mercado, possibilitando a troca rápida e automática de informações entre os sistemas.
Facilidade para encontrar os produtos no estoque e acesso a todas as informações necessárias sobre cada item, reduzindo o tempo necessário para realização dos processos logísticos.
Diminuição de erros logísticos como envio indevido, compras excessivas, falta de material, atrasos de entrega e outros, através do controle e conhecimento de cada item e geral do estoque.
Através da leitura do arquivo XML gerado na emissão da nota fiscal no ponto de origem das mercadorias, o WMS pode informar quais materiais estão a caminho do depósito, permitindo que ações prévias, como reserva de espaço, sejam tomadas.
A conferência dos itens é realizada via checklist digital, que é apresentado ao funcionário em um dispositivo móvel. Ela pode ser realizada com leitores de código de barras ou RFID para um processo mais ágil. Além disso, é possível gerar alertas para itens incompatíveis, quantidades incorretas ou encaminhamento para setores de inspeção e qualidade.
Após a conferência, cada item é identificado com uma etiqueta única gerada pelo sistema (código de barras, QR Code ou RFID). A identificação permite maior controle sobre o lote, data de recebimento, data de armazenamento, entre outras. Devidamente etiquetados, os itens estão prontos para serem encaminhados à área de armazenagem ou para o processo de cross-docking. No caso de armazenamento, o funcionário pode ser orientado sobre a posição onde deve armazenar o item, porém ainda deve realizar a leitura da posição de estoque para que o sistema identifique onde o item foi guardado.
Quando uma solicitação de separação é gerada pelo ERP, esta é encaminhada ao WMS que gera um alerta no dispositivo móvel do funcionário designado para separar tal pedido, orientado-o a se deslocar ao ponto indicado. Chegando ao local, o item é retirado, realizando-se a conferência e baixa do mesmo através da leitura de sua etiqueta. O próximo item a ser coletado e seu respectivo local aparecerá automaticamente no dispositivo móvel. Se não houver um próximo item, será indicado que a separação foi concluída.
No momento em que uma solicitação de separação é atendida e concluída, os itens estão prontos para serem encaminhados à área de embalagem. Nesse local, o funcionário do setor pode realizar outra conferência dos itens no ato do empacotamento e gerar etiquetas de transporte para os volumes após fechados.
Após embalar todos os itens, já é possível encaminhá-los para expedição e, no momento em que os volumes são carregados na doca, é possível realizar uma última conferência através da leitura das etiquetas de transporte, cruzando com as informações da nota fiscal.
O WMS permite que sejam gerados inventários cíclicos com a funcionalidade de sorteio de itens a serem inventariados. Também permite a realização de inventários gerais, contemplando todas as posições de armazenamento do depósito. Para essa atividade podem ser usadas as tecnologias de código de barras ou RFID, a fim de agilizar a operação.
» Tempos médios de processamento de itens recebidos
» Tempos médios de separação de itens
» Eficiência de funcionários
» Acuracidade do estoque
» Agilidade nos processos de recebimento, conferência, armazenagem, separação e expedição;
» Organização do estoque;
» Redução de custos por extravio de material;
» Otimização da mão de obra;
» Integração com os principais ERPs do mercado;
» Digitalização das informações de estoque.
A AKR garante diversos diferenciais no desenvolvimento dos nossos sistemas, como a orientação a serviço – desenvolvidos como um agrupamento de serviços, garantem o acesso e funcionamento em qualquer local -, tecnologia distribuída – as tecnologias estão espalhadas por diversos locais, como no servidor, na coleta de dados nas maquinas e nas funcionalidades do computador -, virtualização – virtualizam as rotinas normais, indo de encontro à Fábrica Sem Papel -, interoperabilidade – trocam informações tanto internamente, entre os módulos, quanto com outros sistemas – e integração com sistemas proprietários – podem ser integrados com sistemas de terceiros.
Nossa proposta de valor incluí flexibilidade – nossos sistemas podem ser instalados na sua totalidade ou em parte, por módulo -, gestão centralizada – todos os dados coletados ficam disponíveis na mesma plataforma -, confiabilidade – sua empresa estará trabalhando com dados reais da produção – e valor acessível – a modularidade dos sistemas permite que os preços sejam acessíveis a indústrias de pequeno, médio e grande porte.
Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Leia nossa Política de Privacidade para mais detalhes.